quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
2016 – Ano de Escaladas
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Quem disse que Criança atrapalha culto?
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
Evidências de um Natal Real
Aproveitando, que tal dar uma passadinha e responder nossa pesquisa? RSRSRS
Clique aqui pra responder!
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
A Formatura do Garotão – Expectativa
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
A Estreia da Princesa no Coral Infantil
João 3:16
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Educação Inclusiva nas Escolas Particulares
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Mães choram sim!
Hoje (03.11.15), minha filha resolveu brincar de ser minha mamãe. E, como estávamos na clínica onde meu filho faz terapia, tinha mães, terapeutas e outros observando a brincadeira. Em dado momento, Princesa se machucou e veio chorando pro meu colo. Então ouvi a frase: "Chora não! Se você é a mãe, você não pode chorar! "
Imediatamente retruquei: "chora, sim, filha! Mamãe chora sim!"
E logo veio uma nova resposta: "ah, mas não pode demonstrar fraqueza!"
Minha Princesa, vou te contar uma coisa e não deixem te convencer do contrário, principalmente se você for mãe. Você já viu: Mamãe chora e as mães podem chorar e não precisamos esconder de ninguém que choramos.
Os motivos pra chorarmos são muitos, desde porque chutamos a parede com o dedinho do pé, até porque estamos cansadas e vocês resolvem que não querem dormir. Choramos quando vocês adoecem e a única solução é a oração. Choramos quando queremos dar o melhor pra vocês e nem sempre conseguimos. Choramos quando temos que sair e deixar vocês seja pra trabalhar e até mesmo pra nos divertirmos sem vocês. Choramos quando temos medo do hoje e também do futuro. Choramos quando vocês tem as famosas "birras" e não conseguimos entrar em acordo. Choramos quando não somos a mãe que sonhamos ser e somos confrontadas com o sentimento de incompetência.
Choramos quando percebemos que esses momentos às vezes tão difíceis vão passar e vão deixar saudades.
Chorar não é fraqueza, não podemos nos esconder porque estamos chorando. Quando você chorar, você vai ganhar um presente chamado "Abraço Junta Pedaço", que sem falar nada, te coloca no lugar e te dá uma força inimaginável. Chorar não te faz menos guerreira, mas levanta outras guerreiras pra te ajudar no caminho da maternidade.
E, minha filha, quando você for mamãe e eu for vovó, sempre que a maternidade te fizer chorar, quero poder te dar um abraço que te ajude nos momentos mais difíceis e já oro para que Deus levante irmãs que também tenham o poder de te consolar. E também que você nunca esqueça que o seu abraço tem o poder de juntar os pedacinhos de outras mamães...
Então, filha, seja livre pra chorar
..
domingo, 18 de outubro de 2015
Sofrimento além do limite
O texto traz várias frases que são ditas como "bíblicas" que na verdade não estão na Bíblia. E a frase que me libertou foi: sim, Deus permite sofrimento além das nossas forças, e até Paulo disse que se desesperou da vida por causa da opressão acima das suas forças(Cuma? Paulo se desesperou da vida? Pois é. ..)...
Então, meu recado pra você, ao ouvir um desabafo de uma mãe "especial": ela está sim lidando com um sofrimento acima dos seus limites. Não, o filho não é sofrimento, mas a rotina de terapias, falta de dormir, cansaço físico, preconceito, falta de um tempo pra si mesma, medo do futuro é nível master de sofrimento. Então, seja a pessoa que carregue o fardo junto. Ore junto, escute o coração sobrecarregado (gente, isso é o melhor remédio que conheço! ) e ofereça soluções - e não sugestões (em outro post eu conto a diferença). Divida conosco o fardo. Seja o Milagre que Deus quer ser em nossa vida.
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.
Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará, ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito."
Bíblia JFA Offline
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Parabéns, Querido Professor!
Primeiro, Tia Tânia e Tia Adelma... que foram as primeiras a conviverem com o Garotão. Nos ajudaram na sua primeira adaptação na escola, e nos ajudaram muito no diagnóstico: reuniões, relatórios, vídeos... ufa, foi muito trabalho! Vocês estiveram ao nosso lado, nos apoiaram nessa fase tão difícil, de adaptação e diagnóstico.
Ano seguinte, veio a Tia Kátia, Tia Narjara e a Tia Rose, seguiu com o Garotão e elas presenciaram mais um salto espetacular: um Garotão que nem ao menos gostava de pegar um lápis, resolveu escrever, copiar uma palavrinha (Conteiaqui ). E, no contra-turno, Garotão contava com duas professoras: Tia Luzia e Tia Andreia.
Parabéns pelo dia dos professores!
segunda-feira, 12 de outubro de 2015
O Menino Invisível
É, esse foi o Dia das Crianças do Garotão. O menino invisível.
quarta-feira, 7 de outubro de 2015
O Diagnóstico do Garotão
Assim que chegou a segunda feira, liguei para o telefone que ela me deu: era o núcleo de psicologia de uma universidade particular de minha cidade. Assim que fiz o contato, o atendente me recomendou que eu fosse ao local.
E, aí, veio a série de milagres: consegui consulta com a neuropediatra da clínica da faculdade pra quinze dias! É ou não é milagre? Eu estava agendada há pelo menos dois meses para uma neuropediatra, ainda no aguardo e essa eu consegui em quinze dias!
Mas, a neuropediatra não apenas falou sobre autismo, mas o encaminhou para uma avaliação neuropsicológica (que por um acaso, foi muito diferente da que ele fez recentemente – Leia aqui ). Foram três sessões em que ele ficou livre, em que brincamos em uma salinha (brincamos? Eu me lembro bem que eu tentava falar, chamar e eu não tinha nenhuma resposta!) e a neuropsicóloga e uma estudante de psicologia ficaram observando e anotando.
E, quando Deus faz milagre, Ele faz completo: Garotão entrou num programa da própria universidade de tratamento, de terapias e avaliação, por dois anos. E gratuito (Leia Aqui )
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Desfralde da Princesa: Concluído com Sucesso
Parabéns, Princesa!!!
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Quatro anos de Terapias - Uma avaliação na visão de mãe
sábado, 26 de setembro de 2015
O Resultado da Avaliação Neuropsicológica
Por que demorei tanto? Não foi muito fácil acompanhar esse processo. Até que nossa cabeça e o nosso coração assimilasse tudo, levou um bocado de tempo.
Garotão tem autismo de alto funcionamento e um grande futuro pela frente!
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
Amamentação Prolongada: 30 meses!
domingo, 9 de agosto de 2015
Parabéns, Papai!
Parabéns, a vocês pais, que escolheram abraçar a paternidade;
Parabéns pra vocês, pais, que foram além de ajudar a mãe, mas exerceram plenamente a criação dos pequenos;
Parabéns a vocês, pais, que não se limitam apenas a ser sustentador, mas que desfruta de uma vivência integral: gestando junto, parindo junto, amamentando junto (porque não? Afinal, servir à mãe que amamenta é participar integralmente da amamentação!), educando junto... enfim, curtindo junto!
Parabéns a vocês, pais, que diante da dúvida, permaneceram firmes, acolhendo a mãe que percebe que tem algo errado com o filho, acolhendo a dúvida e ajudando-a na investigação.
Parabéns a vocês, pais, que ao confirmar a suspeita da mãe, de que o filho tão amado não é exatamente como o sonhado, ficou ao lado dela, oferecendo colo, suporte e amando essa mãe e esse filho incondicionalmente.
Parabéns a vocês pais, que leu, aprendeu, investigou, pesquisou e continua lutando junto com a mãe para que seu filho especial tenha as melhores oportunidades possíveis.
Parabéns a vocês, pais, que diante das lutas, dos momentos mais difíceis, não abandonou o barco, mas ajoelhou-se ao lado de sua esposa, e mãe de seu filho e clamou por Aquele que é capaz de silenciar o vento e acalmar o mar.
Parabéns a vocês, pais, mesmo diante das lutas, continua tendo sonhos para o filho especial, continua sonhando junto com a mãe com coisas lindas... Não só em relação aos filhos, mas também em relação ao futuro com a eterna namorada.
Parabéns a vocês, pais, que recebem um, dois, três ou mais presentes lindos, e abraçam cada um desses presentes com todo amor possível e a cada um com um amor especial.
Parabéns a vocês, pais, que apesar das lutas da paternidade, amam suas esposas acima de tudo, fazendo-a sentir especial, incrível, como se fosse capaz de enfrentar todas as lutas porque ela tem você ao seu lado.
Parabéns a vocês, pais, que escolheram pastorear a suas famílias, levando-as em amor à Cristo.
A vocês, nenhum presente nesse dia é capaz de compensar os pacotes de presentes diários que a vida lhe dá, pequenas surpresas com sabor de grandes vitórias. Isso presente nenhum se iguala.
E, Parabéns a você, Amor... que difere de todo esse discurso apenas no fato de que temos apenas dois presentes (por enquanto.. nunca se sabe, né?)... Parabéns, papai do Garotão e da Princesa, por representar a figura do Abba Pai no seu dia-a-dia, mostrando às crianças a representação do Amor de Deus por seus filhos e por sua igreja. Nenhum presente que pudéssemos te dar hoje seria representativo do presente que você é pra nós.
Te amamos!
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Autismo – Sonhando com o Futuro
“Garotão, não corre, anda aqui do meu lado. Se você correr, não vamos ao shopping.”
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Avaliação Neuropsicológica
Lembro-me bem da consulta em que a médica deu o diagnóstico de autismo infantil: ela disse que estaríamos trabalhando para que ele se desenvolvesse ao ponto de estar na área mais externa do espectro. E, talvez, quem sabe, chegar ao ponto do autismo não ser perceptível.
sexta-feira, 3 de julho de 2015
Cenas de Amor - Puro Coração
Não parece, mas isso era pra ser um pudim... |