terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mais um passo de independência: Comendo de colher



E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR, como também para com os homens. 
1 Samuel 2:26

Nosso Garotão (3 anos 5 meses) está cada vez mais disposto a comer de colher. Sim, já havíamos iniciado algumas tentativas, mas agora, temos uma sequencia maior de tentativas. Desde domingo (11.11.12), pelo menos uma colherada por refeição é por conta dele,mas dia a dia ele aumenta o número de colheradas.

Para que ele possa comer de colher, temos que deixar a colher pronta e colocar a mão dele na colher, porque se deixar por ele, ele pega a comida com a mão. Então, fazemos assim: preparamos a colher, colocamos a mãozinha dele na colher, e ele põe a colher na boca.
Depois que ele come um pouco, pegamos a mãozinha dele, e seguimos para que ele possa pegar a comida, segurando a colher. Assim, ele já arrisca pegar comida no prato sozinho.

Com essa ‘brincadeira’, estamos percebendo que o Garotão ainda não definiu o seu lado preferido. Ele consegue colocar a comida na boca, direitinho, com as duas mãos. Estávamos achando que com esse exercício, estaríamos percebendo a sua preferência. Será que ele vai ser ambidestro?

Pena que ele ainda fica com muita raiva quando a comida cai. Ele joga a comida e a colher longe! Ele não aceita que a comida possa cair no chão, então, se cai um grãozinho, é uma tragédia: voa coisa no chão, a colher voa, o choro vem... trabalhar frustração é muito difícil...

Mas, ele tá crescendo, tá ficando independente.
Eu já estou imaginando quando a Princesa der as caras... ela no bebê conforto e Garotão comendo sozinho... E depois, Princesa mamando... Garotão comendo sozinho... Sonhando sempre!