Há um mês atrás,
nosso garotão manifestou interesse pelas letras. Começou a ‘ler’ seguindo com a
mão, e nós, papais, bobos que somos, começamos a ensinar as letras para ele. E,
nessa brincadeira, escrevi o nome dele bem grande e colei na porta para que ele
reconhecesse o nome dele.
Nessa brincadeira,
tivemos a ideia de colocar em prática o PECS (Sistema de comunicação por
figuras - http://pecsemportugues.blogspot.com.br/). Só que não fizemos da forma tradicional.
Aliás, até peço desculpas aos terapeutas especializados em autismo, porque não
sei nem se posso citar como forma de comunicação alternativa.
O que fizemos
então: pegamos fotos dos parentes mais próximos (pai, mãe, avós, tios maternos)
e escrevemos os nomes abaixo das fotos. Meu marido fez a elaboração, impressão
e a plastificação (para que o garotão pudesse tê-los à mão sempre que quisesse,
sem risco de estragar).
Quando começamos,
o desenvolvimento foi ainda mais surpreendente. Além de reconhecer figuras dos
parentes próximos, o vocabulário dele ficou ainda maior. Ao ver as imagens dos
familiares, ele começou a nomeá-los e ainda dizer os nomes, principalmente dos
avós.
E, para completar,
também não imaginávamos que o desenvolvimento dele com as letras também seria
tão grande. Por causa desse material, ele já está identificando muito bem as
vogais (tá lindo, tá igual criança quando começa aprender a ler... onde vê o O,
o I, ele aponta, e a mamãe e o papai do garotão ficam bobos, todo orgulhosos!).
Agora, nosso alvo
é fazer isso com a rotina, para ajudá-lo a se adaptar previamente. Escola,
igreja, saídas, brincadeiras, enfim, queremos ampliar o uso desse novo recurso.
Que
darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?
Salmos 116:12
Salmos 116:12
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Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!