sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

34 semanas: Diabetes Gestacional



Depois de um tempinho meio afastada (correndo com as coisas da Princesa), consegui parar um tempo para escrever.
Hoje estamos completando 34 semanas, com um pequeno desafio de percurso: estou com diabetes gestacional. No fim do ano passado peguei o resultado do exame de curva glicêmica, e deu uma alteração no nível de glicose de 2h após a ingestão de glicose. Fiquei preocupada, mas como estava escrito no exame “intolerância à glicose”, fiquei tranquila e reduzi a ingestão de carboidratos. A minha GO me encaminhou ao endócrino que bateu o martelo: Diabetes Gestacional.

Fiquei muito triste, meio abatida... mas ele recomendou por 15 dias dieta e medição da glicemia duas vezes por dia... Então, começamos a luta no início do mês de janeiro.
Primeiro, conseguir o aparelho e as fitinhas. Achamos tudo tão caro... mas Deus é incrível, né? Ele providenciou as fitas pelo posto de saúde e me deu uma amiga, de longe, lá de São Paulo que me conseguiu o aparelhinho... Que amiga linda! Então, logo comecei as medidas e firmei na dieta. Com a dieta aprendi a fazer bolo e sorvete de chocolate sem açúcar (delícia!!). Além de comer certinho a cada 3 horas, comer mais frutas, comer mais carboidratos integrais... enfim, melhorar a nossa alimentação.

Com tudo isso, conseguimos algumas vitórias: perdi 3 kg, mantive a glicemia dentro dos parâmetros, e depois de tudo isso, estamos de alta! Sim, a dieta permanece, a medida da glicemia também, mas não vou precisar tomar medicação e nem preciso me preocupar com o parto (meu maior medo!). Controlando a glicemia, a Princesa vai crescer saudável aqui no forninho.

Pra entender um pouquinho sobre Diabetes Gestacional, vou deixar um link de um artigo que o meu endócrino deixou: