Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

34 semanas: Diabetes Gestacional



Depois de um tempinho meio afastada (correndo com as coisas da Princesa), consegui parar um tempo para escrever.
Hoje estamos completando 34 semanas, com um pequeno desafio de percurso: estou com diabetes gestacional. No fim do ano passado peguei o resultado do exame de curva glicêmica, e deu uma alteração no nível de glicose de 2h após a ingestão de glicose. Fiquei preocupada, mas como estava escrito no exame “intolerância à glicose”, fiquei tranquila e reduzi a ingestão de carboidratos. A minha GO me encaminhou ao endócrino que bateu o martelo: Diabetes Gestacional.

Fiquei muito triste, meio abatida... mas ele recomendou por 15 dias dieta e medição da glicemia duas vezes por dia... Então, começamos a luta no início do mês de janeiro.
Primeiro, conseguir o aparelho e as fitinhas. Achamos tudo tão caro... mas Deus é incrível, né? Ele providenciou as fitas pelo posto de saúde e me deu uma amiga, de longe, lá de São Paulo que me conseguiu o aparelhinho... Que amiga linda! Então, logo comecei as medidas e firmei na dieta. Com a dieta aprendi a fazer bolo e sorvete de chocolate sem açúcar (delícia!!). Além de comer certinho a cada 3 horas, comer mais frutas, comer mais carboidratos integrais... enfim, melhorar a nossa alimentação.

Com tudo isso, conseguimos algumas vitórias: perdi 3 kg, mantive a glicemia dentro dos parâmetros, e depois de tudo isso, estamos de alta! Sim, a dieta permanece, a medida da glicemia também, mas não vou precisar tomar medicação e nem preciso me preocupar com o parto (meu maior medo!). Controlando a glicemia, a Princesa vai crescer saudável aqui no forninho.

Pra entender um pouquinho sobre Diabetes Gestacional, vou deixar um link de um artigo que o meu endócrino deixou:

8 comentários:

  1. Parabéns pelo seu lindo esforço! E já está colhendo os frutos! Que bom.
    Desejo que você e sua familia fiquem muito bem.
    Beijo, tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tatiane... estamos pegando firme aqui pra que tanto mamãe como bebê fiquem bem!!!

      Excluir
  2. Se cuida Juliane e cuida bem dessa princesa, o que fazemos quando eles estão na nossa barriga vai ter repercussão por toda vida do nosso babys.

    Parabéns por pelo controle.

    No meu caso como era uma gravidez de alto risco pois tinha 3 bebês da minha barriguinha (modo de falar pois fiquei com um barrigão), não podia engordar, então tive que corta doce por toda a gestação e me alimentar de 2 em 2 horas pois sentia uma fome absurda (muita fruta, verdura e oleoginosas (pois saciam e alimentava minhas meninas com qualidade)

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho dificuldades com sementes oleaginosas.. só de pensar me dá enjoo... mas as frutas e verduras estão bem fortes no cardápio... obrigada, viu? Um beijo!!!

      Excluir
  3. Nossa amiga que bom que você conseguiu manter a glicose!!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,
      a gente vai mantendo... um dia de cada vez! Obrigada pelo carinho!!!

      Excluir
  4. Nossa que chato e que maravilha ao mesmo tempo!!!

    Eu vivia morrendo de medo da diabete gestacional... e como a Tati disse, parabéns pelo seu esforço, eu só consegui perder peso na gravidez bem no começo com os enjoos, rsrsr

    grande beijo =')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, essa me pegou de surpresa, achei que fosse uma realidade distante, mas... foi a minha realidade... Estamos felizes porque apesar do risco, é algo tranquilo de controlar, Graças a Deus...
      Um beijo!!!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!