Pesquisar este blog

domingo, 17 de agosto de 2014

Semana Mundial de Aleitamento Materno - 2014

De 1o a 7 de agosto de 2014 foi comemorado a #SMAM214 - Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nesse período muitas páginas e perfis tem compartilhado fotos,  dicas e incentivo à amamentação, mostrando sua importância tanto para o bebê como para mãe.
Eu vou aproveitar pra falar o quanto eu amo amamentar.  Fui agraciada com esse privilégio.  Com o Garotão,  não fui até os seis meses exclusivo (inexperiência), mas caminhamos para uma amamentação até 2 anos e 2 meses com desmame natural e gradual. ..
Tivemos alguns probleminhas: suspeita de refluxo,  ganho de peso abaixo do esperado e, a tão temida indicação de complemento. ..
No dia que a pediatra receitou fórmula,  eu chorei muito. .. me senti incapaz,  como se estivesse fazendo tudo errado. Então levei o AME até cinco meses e meio e fiz a introdução alimentar: frutinhas, papinhas e até leite de vaca. Mesmo assim,  Garotão mantinha o ganho de peso abaixo do esperado. Depois que ele fez um ano,  e que estava com a alimentação estabelecida, desencanei (depois eu descobri que tanto os sintomas de refluxo como o ganho de peso insatisfatório era na verdade,  hiperlactação)
Fizemos o desmame noturno (esse foi tenso! ) e o Garotão foi desmamando gradualmente.  Primeiro,  parou com as mamadas do meio da manhã.  Depois,  as do meio da tarde.  Depois,  ao acordar. .. e depois, as mamadas para dormir. .. e até que,  com 2a2m,  eu passei a dar cada mamada como se fosse a última. ... e ele desmamou... um desmame tranquilo,  sem choro e sem dor.
Quando veio a Princesa, nós já estávamos preparados caso tivéssemos sintomas de refluxo.  Assim que a Princesa começou a golfar muito,  começamos a tratar como hiperlactação e não tivemos nem golfadas mais.  E o melhor de tudo: o Banco de Leite Humano da minha cidade passou a receber um pouquinho desse leite.
Hoje a Princesa ainda mama em Livre Demanda e estamos esperando o momento do desmame noturno e ainda continuo tendo leite pro BLH. Espero que a Princesa mame bem até pelo menos os dois anos e espero ainda ajudar o BLH durante esse tempo! !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!