terça-feira, 1 de abril de 2014

02 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Salmos 139:13-14 (NVI)
Amanhã é dia de vestir azul! Gostaria de convidar a todos a vestirem a camisa do autismo por um dia. Use uma camisa azul, uma fita azul, esmalte azul, enfim, use a criatividade! Divulgue o autismo! Tire foto, publique no seu perfil do Facebook, no seu Instagram, use o seu blog, compartilhe uma experiência que você tem com alguém que possui o Transtorno do Espectro Autista.
Essa divulgação é importante por vários motivos:
1.     O diagnóstico precoce: muitas pessoas não conhecem o autismo. Muitas crianças, antes dos 3 anos, apresentam alguns atrasos no desenvolvimento que são ignorados por profissionais de saúde, da educação e atrasam o diagnóstico. E, sem diagnóstico, não conseguem tratamento. E quanto mais tarde se inicia o tratamento, a possibilidade de evolução e independência se afasta cada vez mais. Não queremos um rótulo. Queremos o direito de ter tratamento!
2.    Luta pelos nossos direitos: quantos meninos e meninas não conseguem tratamento? Quantos pais precisam tirar o dinheiro do próprio bolso para pagar as terapias? Quantas escolas recusam receber uma criança autista, mesmo com uma legislação que proíbe o preconceito? Queremos o direito de ser amparados seja pela saúde pública ou pelo plano de saúde! Seja pela ensino público seja pela escola particular!
3.    A variedade no espectro: muitas pessoas pensam como se o autismo tivesse uma única forma: aquela divulgada por filmes e novelas. Outros pensam que há dois tipos de autismo: se a pessoa não é totalmente comprometida, então ela é um gênio. Essa é uma oportunidade de mostrarmos que cada autista é especial, tem suas particularidades e são diferentes entre si! Existem 3 características que todos os autistas tem, mas em cada um deles, elas se manifestam de maneiras muito especiais!
4.    Autismo não tem cara: meu filho não tem cara de autista. Ele não precisa ter isso escrito na testa para ser respeitado em sua individualidade. A única coisa que está escrito na cara de todos os autistas: são todos lindos! São lindos anjos azuis!
5.    Cura: ainda queremos saber se tem cura, se não tem, se há como melhorar... Queremos que estudos que buscam a solução para o autismo sejam financiados e incentivados.
6.    Preconceito: fim a todo o tipo e forma de preconceito!


Então, vamos aproveitar o dia de amanhã e divulgar o autismo! Contamos com a sua participação nesse movimento. Vamos colorir as redes sociais de azul. Mude a cor do seu mundo, pelo menos por um dia. Vamos colorir o mundo de azul!!!