Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Relato do Parto da Princesa



Depois de quase quinze dias, estou de volta ao blog! Temos tantas novidades para contar, afinal, a chegada de uma Princesa mexe com todo um castelo, não é?
Mas, eu quero contar primeiro como foi toda a chegada da princesa. Quero contar todo o processo de reta final, pois quero que muito mais que um relato, quero que mamães que estejam em busca de um Parto Normal (PN) possam se identificar e até mesmo tirar suas dúvidas.
E, vou deixar o versículo que me guiou em toda a reta final, que me deu forças... e não só o versículo, mas também a minha paráfrase. Deus fez valer a promessa dEle em nossas vidas (clique aquipra ver como Deus falou conosco)

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.”
Salmos 20:7

Minha paráfrase:
“Uns confiam em médicos, outros em parteiras e outros em doulas, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus”.

Todo o processo da preparação do parto começou com 39 semanas. Marido chegou quando fiz 38s5d e aí, começamos a liberar um corrimento tipo clara de ovo. Na sexta, quando completamos 39 semanas, perdi algo tipo cola, de cor amarronzada. Na consulta seguinte, contei pra GO e ela falou que era o ‘sinal marrom’ e eu estava com 1cm de dilatação.
Quando completamos 40 semanas, na madrugada de sexta pra sábado, acordei de noite sentindo que estava perdendo algo líquido. Levantei e não senti cheiro de urina. Coloquei um absorvente pra ter ideia de quanto estava perdendo. Quando foi seis da manhã, liguei pra minha GO e fomos para o pronto socorro. Chegando lá, a médica não identificou perda de líquido, mas disse que havia a possibilidade de perda pequena, pois a Princesa estava muito baixa, podia estar ‘rolhando’, levando a perda pequena, eu estava com 2cm de dilatação. Fizemos ultrason, que não acusou perda, mas identificou que a placenta estava ainda em grau II, o que, segundo a GO, estava meio que ‘bloqueando’ o Trabalho de Parto (TP).

A única notícia ruim dessa consulta de emergência foi a pressão que começou a subir. Estava 14/10. A médica me indicou repouso pois não queria entrar com medicação.
Ficamos até a consulta de 4ª. Feira (40s5d) nessa perda esquisita. Eu estava com medo de estar perdendo mesmo líquido, aos poucos. Na consulta, a GO também ficou em dúvida em relação à perda e pediu para que eu fizesse uma ultra no dia seguinte, porque o que estava sendo eliminado só seria visualizado diferença se tivesse um tempo entre uma e outra ultrason. Então, marcamos a ultra pra quinta feira. Nesse dia, dilatação de 2,5cm. Mas, também falou algo que me deixou muito feliz: marcou a cesárea para o dia 26, que foi além do tempo que ela deu pro meu filho: 41 semanas e 5 dias! Eu estava certa que ela estava fazendo tudo para que o PN acontecesse!

Apesar disso, passei a quarta feira bem deprimida, com medo do volume do líquido estar muito baixo e ter que recorrer a uma cesárea. Chegamos em casa na quarta, marido e eu oramos e entregamos novamente ao Senhor. Na quinta de manhã, acordei às 5h bem deprimida e Papai do Céu nos deu uma música... Eu chorava toda vez que ouvia, porque a música me convidava a confiar... Devia ser fácil, né? Mas, aí, mergulhei de cabeça no Amor de Deus e guardei essa música:

“Quando eu não entender, quando eu não o ver, nem sua mão perceber... Confiarei!”

E, aí, entreguei tanto o parto (de vez!) e também o Congresso – Contei pra vocês que eu estava junto com tudo isso organizando um Congresso Estadual de Jovens? Pois é... estava!
 Fomos a ultrason na quinta e tivemos uma boa surpresa: o líquido estava bom, a placenta ainda grau II (e a médica disse que a neném ainda aguentaria mais uma semana). E, também um beijinho e um sorriso da princesa.

Saímos da ultra e fomos resolver um bocado de coisas relacionadas ao congresso de JCA que aconteceria no sábado. Meu marido me deixou na casa dos meus pais (no caminho, ele bateu o carro num meio fio muito alto, e eu dei um pulo e levamos um grande susto) e foi pegar o carro da União Feminina no escritório. Meu pai foi buscar o meu filho na escola.
Às 17h fui ao banheiro e, o absorvente estava rosa. Esperei um tempo pra ver o que estava saindo exatamente e vi sangue. Dei mais um tempo pra ver se escorria ou se era alguma gosma. Fiquei preocupada e liguei pra GO. A médica mandou que eu fosse imediatamente pro pronto socorro, onde iríamos nos encontrar. Meu maior medo era que o sangue fosse por causa da batida que o meu marido deu com o carro. Mas, aí, veio a situação: como? Meu marido na rua e meu pai com o meu filho voltando da escola... liguei pro meu marido e mandei ele ir direto pro hospital. Minha  mãe ligou pro meu pai e mandou ele vir rapidinho pra casa pra me levar pro hospital... Fomos pro hospital, e meu marido já estava lá. A GO chegou, fomos pro consultório e... 3cm de dilatação e contrações a cada 5 minutos. A GO falou que o Trabalho de Parto (TP) já havia se iniciado e que aquele sangue era o ‘Sinal Vermelho’!!!

Mesmo assim, ela me mandou pra casa, dizendo que eu poderia ter um TP de até 20h, já que era o meu primeiro parto. Me falou pra ir pra casa, curtir o Garotão, colocá-lo para dormir, arrumar as coisas, contar as contrações e ligar pra ela por volta das 21h pra gente ir conversando. Voltamos pra casa com tranquilidade, e tentando contar contração (minhas contrações ainda estavam indolores. Na consulta a GO foi me mostrando para que eu pudesse identificar pra contar... mas eu sentir? Necas!). Voltei pra casa da minha mãe pra comer, cuidar do Garotão, botá-lo pra dormir e montar as bolsas para o Congresso de JCA. Às 21h, liguei pra GO e falei com ela que as contrações estavam em média a cada 10 minutos. Ela então disse que eu podia ficar tranquila curtindo a família, e que era pra ligar pra ela quando as contrações novamente engrenassem a cada 5 minutos.
Ficamos então o resto da noite montando bolsa, rindo, brincando a família toda: eu, marido, Garotão, meu pai, minha mãe, minha irmã, meu irmão e minha cunhada. Coloquei o Garotão pra dormir e disse que ia buscar a Emanuelle e que a gente se veria no dia seguinte. Voltei pra sala e voltamos a montar as bolsas. Quando chegou por volta das 22h30, minha GO me ligou pra me monitorar. Ainda contrações a cada 10 minutos, indolores e ela disse que o fixo e o cel estavam na cabeceira da cama dela. Foi desligar o telefone que as contrações começaram a ficar dolorosas. A dor vinha nas costas, como cólica menstrual, só que umas 10x mais forte e a barriga endurecia. Se antes eu contava com o endurecimento da barriga, depois eu passei a contar pelas dores mesmo... Então, enquanto colocava as coisas dentro das bolsas do Congresso, eu me abaixava, resmungava um pouquinho e todo mundo me olhava e ria... foi muito divertido!

Por volta das 23h30 eu não estava mais aguentando ficar na casa dos meus pais. Pedi meu marido pra me levar pra casa pra tomar um banho quente. Foi chegar em casa que as contrações engrenaram a cada 5 minutos. A minha GO pediu pra que eu ligasse se ficasse 1h assim. Mas, eu estava com bastante dor, mesmo embaixo do chuveiro quente e liguei pra GO, por volta de meia 0h45m.  Chegamos no hospital, 1h da manhã. Tinha um pai entrando com uma bolsa rosa logo na nossa frente. Fiquei triste porque achei que ia ficar sem a sala de parto humanizado... mas descobrimos que a menina teve que ir pra cesárea porque a bolsa rompeu com mecônio.

Então, entrei pra consultar já na sala de parto (1h da manhã). Médica olhou: 4cm de dilatação e falou com marido pra encaminhar a papelada da internação.
Até aí, estava tudo super divertido. A parte da internação foi a parte chata. Eu não poderia ficar lá dentro sem que a papelada do plano de saúde liberasse. Eu até podia ficar na recepção do plantão obstétrico, mas não queria ficar longe do meu marido. Fiquei então lá na recepção central por 1h30, esperando para liberarem a internação. Nesse meio tempo, chegou mais uma gravidinha que teve que procurar outro hospital porque não tinha mais vaga (nós pegamos o último quarto! Coisa de Deus!). E durante essa espera, minhas contrações já tinham engrenado pra 3 a 2 minutos e estavam muito dolorosas. Dureza foi ficar ouvindo a atendente: “você não pode beber água! Vai passar mal com a anestesia!” “Se sua GO sabia que você ia ganhar hoje, (oi???) porque ela não fez a pré internação?” ô vontade de voar no pescoço!

Quando liberaram pra gente entrar (2h30 da manhã), voltei pra sala de parto, 5cm pra 6cm de dilatação, e a GO me ofereceu analgesia. Aceitei na hora. Acho que se eu não tivesse ficado na recepção e tivesse ido pro chuveiro ou pra banheira, teria me ajudado bastante a encarar, mas ter ficado lá fora, atrapalhou muito. Fiz a analgesia e passei mal, quase desmaiei. Então, tive que entrar no soro. Logo depois da analgesia, 8cm de dilatação e a bolsa rompeu. A analgesia não cortou a dor, simplesmente reduziu a ponto de poder conseguir respirar entre as contrações (eu nem isso tava conseguindo).

Durante as contrações, a GO ia acompanhando os batimentos da Princesa... Ela estava inicialmente com o dorso à direita, e a GO tinha explicado no consultório que o TP poderia ser mais demorado porque a neném ainda teria que virar para a esquerda antes de descer. E, durante o TP e o acompanhamento dos batimentos cardíacos, ela ia falando: “Olha que lindo! Ela já está virando! Já está de costas! Já está chegando com as costinhas pra esquerda!” Era emocionante ouvir esses detalhes tão fofos!

Aí, a GO foi perguntando o que eu estava sentindo e identificou o momento do ‘puxo’. Foi massa! Mas, eu não conseguia me concentrar o suficiente para fazer a força do ‘puxo’. Aí eu disse que estava com vontade de fazer ‘cocô’ e ela disse: ‘se é isso que você tá com vontade, faz isso então!’ Fiz, e parei pra respirar e a neném voltou. Ela me disse pra tentar não respirar quando a vontade viesse de novo. E aí, me concentrei e fui lá pra partolândia... 

Ela anunciou que a neném estava saindo a cabeça. A GO ia dizendo: “Ela tá vindo, olha que lindo! Estou vendo o cabelinho! É muito lindo!” A impressão era que ela estava vendo um primeiro milagre, e não um parto entre muitos que ela já fez.
Então, me levantei pra ver e consegui ver o corpinho dela saindo também... que imagem linda ficou na minha cabeça. O enfermeiro anunciou: 4h26. Não pude pegá-la imediatamente porque o cordão era curto demais. Cortaram o cordão e colocaram ela no meu colo... Que coisa mais linda, mais gostosa... Eu vivi tudo! Eu senti (quase) tudo! Foi mágico, foi incrível, foi lindo! Infelizmente a pediatra pegou para fazer as  intervenções, alegou que a neném estava com desconforto. Nesse meio tempo, a GO contou que a neném veio com a mão na frente e saiu rasgando um bocado e que ela teria que costurar. A neném foi pro bercinho pra aquecer e depois, ela voltou pra mamar... Ai, que delícia, conseguir pegar a neném e amamentar! Poder olhar, mexer, segurar! Depois, que ela estava de pancinha cheia, e com a pega perfeita, marido foi com ela pro banho e chegou o meu lanche! Eu estava cansada e faminta! Comi com grande apetite, uma hora após o parto. Logo a neném chegou e fiquei de dengo com ela... só esperando a hora que as enfermeiras viriam pra me dar banho...

O banho foi tenso, a pressão caiu e quase desmaiei. Mas dor? Necas! Fui pro quarto de cadeira de rodas por causa da pressão, mas quando a minha irmã chegou eu já estava até andando... isso era nem 8h da manhã.
Não foi um parto natural humanizado, mas foi o meu parto. Teve intervenções? Sim, mas tudo me foi perguntado e explicado. Infelizmente, o hospital que eu tive a Princesa tinha um quarto humanizado, mas a equipe não estava preparada pra esse tipo de parto. Não usei nada no quarto por causa do tempo que fiquei lá fora e por causa da evolução rápida da dilatação (pra mim foi rápida. Minha GO falou que eu podia ir até as 15h!). Estou feliz de ter vivido, de ter conhecido a dor do parto, e principalmente de ter podido parir!!!! Parir é lindo demais!!!
Ah, essa é a Princesa!



21 comentários:

  1. Que emoção Juliane, estou muito feliz por você, emocionada por saber que vc conseguiu, Deus te capacitou, você foi respeitada e conseguiu! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!!! Cláudia, torcendo para que você também consiga o melhor quando for a sua vez!!! E, pode contar comigo, viu?
      Um beijo!!!

      Excluir
  2. Ai que lindo menina!
    Você sabe que sou super defensora do PN! E suas orações te ajudaram muito, eu creio no poder da oração! Aliás, quando vejo um parto assim, eu vejo, eu sinto a presença de Deus!

    E o Senhor te mandou uma GO que também se faz parteira, e isso é difícil de encontrar viu!
    Ela esperou o seu tempo, o tempo da sua princesa. Não fez episio...
    Fico serelepe só de imaginar! hahahah

    Parabéns!
    E parto humanizado não é sinônimo de falta de analgesia não. Quer dizer que você foi respeitada nas suas vontades, inclusive essa! =)

    Ó, vou defender meu lado e te digo que minha decisão de ser doula se baseou no fato de acreditar que o Senhor nos preparou pra esse momento! Nem consigo te explicar, me emociona muito!

    Parabéns de novo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivna,
      Eu acho incrível o trabalho das Doulas! Quero muito fazer um curso e ir por esse caminho também! A questão é que algumas profissionais, infelizmente, me fizeram sentir que eu NÃO conseguiria sem uma equipe... Por isso assumi fazer menção do nome do Senhor. Seria Ele, e não uma equipe que me fariam parir...
      Agradeço muito a Deus pela minha GO... eu a abracei tanto depois do parto!!!
      E, obrigada por seu apoio durante todo esse processo, viu?
      Um beijo!!!

      Excluir
  3. Juliane,

    Menina fico feliz que vc teve o parto que queria, mas acho que não teria sua coragem. Parabéns para vc e para sua médica que respeitou sua vontade. Glória ao senhor que fez com que tudo desse certo. Parabéns pela Princesa

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desirée,
      foi um sonho realizado... foi incrível mesmo!!!
      Obrigada pelo carinho!
      Papai do Céu é incrível mesmo, né?
      Um beijo!!!

      Excluir
  4. Coisa mais linda !

    Fiquei super emocionada em ler !!! Você é muito corajosa ! Parabéns ! Deus os abençoe grandemente, sempre !!!

    Mas tô curiosa: como o garotão recebeu a Emanuelle ? (Depois te conto como foi aqui, com o Heitor na chegada da Beatriz)

    Super beijo!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirella,
      Obrigada pelo carinho!!!
      Ah, o carinho do Garotão será um novo post... ainda em elaboração.
      Ele nos surpreendeu!
      Um beijo!!!

      Excluir
  5. Que emoção Ju!

    Graças a Deus que tudo deu certo. Ele atendeu o desejo do seu coração!

    Bem vinda Emanuelle, linda, Deus te abençoe!

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia,
      realmente foi uma emoção incrível!!!
      Quando penso no presente que Papai do Céu me deu ao me permitir viver essa experiência...
      Agradeço muito, e muito, e muito a Ele por isso!
      Um beijo!!!

      Excluir
  6. Conheci seu blog agora, estou encantada, já li vários posts e vou acompanhar vc. Você é uma mulher mais que vitoriosa e Deus é contigo! Parabéns pela sua princesa e pelo seu Garotão! :) Aqui tbém tenho um casal... fica na paz! Grande bjo Camila Vaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!!! Obrigada pela visita!!!
      Sim, grandes coisas Papai do Céu tem feito por nós... e comemoramos sempre!!!
      Obrigada pelo carinho, viu? Um beijo!!!

      Excluir
  7. Ainh finalmente eu achei uma mamãe que fez parto normal! Eu também farei se tudo der certo e lendo seu post me emocionei e me deu mais coragem para seguir meu objetivo!
    Mal vejo a hora!

    Beijinhos;*

    { http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com } ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara,
      Infelizmente, PN em nosso país é uma luta, e consegui-lo é uma vitória, né?
      Parir, de verdade, é viver o milagre, é participar ativamente do milagre... é lindo demais!
      Vou torcer por você também!
      Um beijo!!!

      Excluir
  8. Que lindo, me emcionei com seu relato, parece que vivi meu parto de novo, algo pra não esquecer nuncaaa. Parabéns! E toda honra e glória ao nosso Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo demais, né?
      Papai do Céu me deu um parto incrível!
      Um beijo!!!

      Excluir
  9. Oi Juliane, tudo bem?
    Sempre te acompanho, mas nunca postei um comentário. Queria tanto encontrar um GO que fizesse parto PN em SP.
    Ainda não estou grávida, mas minha GO já não demonstrou ser favorável..

    bj, Cibele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e parabéns pela bebê!
      Ela é linda!

      Excluir
    2. Ei, Cibele!!!
      Tem grupos na net com listas de GO's que são adeptos do parto natural e humanizado... também você pode procurar uma enfermeira obstetra...
      Também tem as casas de parto... são as coisas mais lindas, viu? Um sonho!!!!
      Torcendo pra vc conseguir...
      Um grande beijo!

      Excluir
  10. Não canso de ler seu post, espero que meu parto seja assim, igual ao seu, tranquilo e mágico!
    bjs

    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!