Pesquisar este blog

sábado, 30 de dezembro de 2017

Bíblia toda em um ano!

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1.8


No culto da Virada para 2017, nós fomos desafiados a ler a Bíblia toda durante o ano de 2017. Aqui em casa resolvemos abraçar e ler para as crianças. O desafio era ler três capítulos por dia durante seis dias na semana, e no domingo, cinco capítulos.
Então, tentamos. Começamos. No mês de janeiro conseguimos seguir o ritmo proposto. Quando as aulas começaram... aí ficou bem puxado. O tempo para ler três capítulos por dia, em voz alta, para duas crianças que não param quietas, um desafio e tanto. Somando as perguntas, as curiosidades, as explicações... Mais tempo para leitura (e a meditação começa a alongar ainda mais). Então, começamos a diminuir o ritmo.
Enfim, chegamos ao final de 2017 e o resultado? Não, não conseguimos terminar a leitura da Bíblia... Ainda estamos em Isaías... pouco depois da metade. Mas aprendemos muita coisa.
1.     Dá pra ler a Bíblia para as crianças. Do jeito que está escrito. Quando elas estão atentas, elas param e perguntam quando não entendem. Às vezes na hora. Outras vezes, semanas depois.
2.    Nem sempre as crianças precisam estar quietas pra prestar atenção. Enquanto a gente lê, elas estão escrevendo, brincando de carrinho e estão escutando! Parece que não, dá um desânimo... Mas acredite,  as Palavras eternas vão sendo gravadas no seu coração...  A grande prova disso é que muitas vezes, do nada, aparecem situações do dia a dia que elas mesmas aplicam o que foi lido.
3.    É uma ótima oportunidade para gravar versículos. No meio da leitura, aparecia um versículo que a duplinha gostava de repetir... E fica guardadinho no coração deles..
4.    Essa história de ler mais de um capítulo por dia é puxado demais. Às vezes eles acompanham. Outras não. O ideal é que a gente tenha sensibilidade para entender o limite deles e ir junto.
5.    Às vezes eles puxam a reflexão sobre algum texto. Outras vezes, essa reflexão tem que partir de nós.
6.    Eles gostam de participar da leitura. O Garotão adora ler em voz alta. Às vezes pedia pra ler um capítulo inteiro, outras pedia pra ler alternado... A Princesa, mesmo não sabendo ler, também pedia. Nesse caso, a gente lia e ela repetia... Participação da família toda junta... Muito gostoso! Ah, e a Princesa está ansiosa pra ler só pra poder ler a Bíblia junto, de verdade (como ela diz).
7.    Estamos animados pra prosseguir e ver quando é que vamos terminar a Bíblia toda.  Quando terminar, quero fazer um certificado pra duplinha!

E aí? Topam o desafio de ler a Bíblia toda? Não necessariamente toda durante  um ano... Mas durante o tempo que for ideal pra sua família!

 Acredite, vai ser um lindo momento para a família!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Estarei respondendo aqui mesmo pelo blog, ok?
Que Papai do Céu te abençoe!!!