domingo, 1 de setembro de 2013

Desfralde de uma Criança Autista: Vitória Total!


Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.
Salmos 98:1

Finalmente! O Garotão (4 anos 2 meses) não usa mais fraldas! Pra nada! Ele conseguiu o desfralde completo!

Esse é o post comemorativo. Vocês acompanharam a luta, os passos para conseguirmos o desfralde total. E, agora, como vamos contar como se deu o passo final para que esse milagre se completasse em nossas vidas.

O fato do Garotão pedir para colocar fraldinha antes de fazer cocô estava nos deixando muito estressados. Ele pedia para colocar a fralda, sumia, fazia e não se incomodava com o fato de estar sujo. Então, sempre acontecia de sujar alguma coisa quando ele sentava. E, quando temos uma criança pequena que mama, isso é ainda mais estressante, porque ele pedia, eu tinha que tirar a princesa (5 meses) do peito para que pudesse ajudar o Garotão com o processo.

Então, resolvi tentar o desfralde. E isso foi tenso. Toda vez que o Garotão pedia a fraldinha, eu resolvi que não daria. Então, ficava vigiando para colocá-lo correndo no vaso sanitário, para que ele fizesse no vaso. E ainda tentei negociar: cada vez que ele acertasse, ele ganharia chocolate (o que ele ama).

Se deu certo? Não comigo! Foram praticamente duas semanas de muito choro e pirraça. Choro meu, da Princesa e do Garotão. Ele se recusava a fazer, e ainda, ficou três dias sem fazer e acabou fazendo na escolinha (coisa que ele nunca fez). Outro dia, fez na cama, simplesmente porque segurou por muito tempo. Em quinze dias, só conseguimos que ele acertasse 4x, mas não naturalmente, tudo sob pressão. E, mesmo assim, ele ganhou chocolate nas 4 vezes.
Foram 15 dias bem pesados.

Finalmente, meu marido desembarcou. E, como que por um milagre, ele conseguiu. Não sei como. Simplesmente o Garotão pediu ao pai pra fazer, e foi ao banheiro e fez... e ganhou o chocolate.

Eu não vim contar logo, porque fiquei com medo que, quando o pai embarcasse de novo, ele regredisse. Mas não! O Garotão simplesmente se manteve e pediu pra usar o vaso sanitário!

Hoje, o Garotão faz xixi e coco no vaso, tanto em nossa casa, como em outro local, até mesmo na escola. Pede ou vai sozinho. A cama tem amanhecido seca com muita frequência (quando está frio ou ele bebe muita água, não tem jeito... ele faz na cama... dozinha...).
Então, é hora de festejar!

Nosso Garotão está desfraldado!!!!